Amigos seguidores

sexta-feira, junho 24, 2011

Retratos de uma ponte!

A ponte Hercílio Luz está localizada no estado de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (unindo a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). Nessa foto de Gabriel Jardin Brinckmann se observa umas colunas da ponte sob o contraste do Por do Sol. Em primeiro plano a silhueta da estátua em homenagem ao governador Hercílio Luz, seu idealizador, na cabeceira insular. Veja mais fotos e saiba mais sobre a ponte na sequência.


Foto: Gabriel Jardin Brinckmann
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. 

Foto: José Zulian 
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.

 Foto: Piken4
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.

Foto: LR Mariano
Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990. O relatório dava conta de que a ponte poderia desabar. 

Foto de pedro Rockembach
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade em 1997. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico, e a partir dai passou a receber investimentos altíssimos para a sua permanente manutenção. 

Foto: Christian Cauan 
O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.

A ponte em vários ângulos

A partir do início da Beira Mar Norte. 
Foto: Isabel Rodrigues Pereira

De um barco nas águas da Baia Norte
Foto: Valmir Singh

A noite vista por debaixo das pontes Colombo Machado Salles e 
Pedro Ivo Campos, as atuais ligações Ilha/Continente. 
Foto: Evandro Badin 

Vista da Baia Sul antes do pôr do Sol. 
Foto: Evandro Badin 


Vista do Aterro da Baia Sul. 
Foto: Evandro Badin

De cima de um prédio na parte insular. 
Foto: Francisco Aragão 

Vista do Continente à noite. Centro de Florianópolis 
ao fundo. Forte ao lado da cabeceira insular. 
Foto: Rafael Peixoto

No início do anoitecer, a partir do Scuna Bar. 
Foto: Osnildo Vieira Filho 

Numa noite de Lua Cheia. 
Fotos: Rafael Peixoto

A partir do Forte na cabeceira Insular. 
Foto: Rodrigo Soldon

Vista da Avenida Beira Mar Norte. 
Foto: Rodrigo Soldon

Sob o Pôr do Sol a partir do Forte.
Foto: Evany Bastos

Fontes: Flicker e Wikipédia

4 comentários:

Pesca Litoral disse...

Olá Milton!
Com certeza, a ponte é muito linda! Quem ainda não a conhece, precisa conhecer.
Pescar olhando para este monumento, não tem preço.
Abraços.
Tiago
http://pescalitoral.blogspot.com

OceanoAzul.Sonhos disse...

A foto está magnifica.
uma abraço
oa.s

Artes e escritas disse...

Sou do tempo em que se atravessava a ponte de automóvel, uma vista maravilhosa tanto na ida como na volta pela Av. Beira Mar Norte. Uma bela postagem. Um abraço, Yayá.

Humberto Fonseca disse...

beleza espetacular!

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes