Amigos seguidores

sexta-feira, junho 24, 2011

Retratos de uma ponte!

A ponte Hercílio Luz está localizada no estado de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (unindo a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). Nessa foto de Gabriel Jardin Brinckmann se observa umas colunas da ponte sob o contraste do Por do Sol. Em primeiro plano a silhueta da estátua em homenagem ao governador Hercílio Luz, seu idealizador, na cabeceira insular. Veja mais fotos e saiba mais sobre a ponte na sequência.


Foto: Gabriel Jardin Brinckmann
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. 

Foto: José Zulian 
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.

 Foto: Piken4
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.

Foto: LR Mariano
Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990. O relatório dava conta de que a ponte poderia desabar. 

Foto de pedro Rockembach
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade em 1997. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico, e a partir dai passou a receber investimentos altíssimos para a sua permanente manutenção. 

Foto: Christian Cauan 
O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.

A ponte em vários ângulos

A partir do início da Beira Mar Norte. 
Foto: Isabel Rodrigues Pereira

De um barco nas águas da Baia Norte
Foto: Valmir Singh

A noite vista por debaixo das pontes Colombo Machado Salles e 
Pedro Ivo Campos, as atuais ligações Ilha/Continente. 
Foto: Evandro Badin 

Vista da Baia Sul antes do pôr do Sol. 
Foto: Evandro Badin 


Vista do Aterro da Baia Sul. 
Foto: Evandro Badin

De cima de um prédio na parte insular. 
Foto: Francisco Aragão 

Vista do Continente à noite. Centro de Florianópolis 
ao fundo. Forte ao lado da cabeceira insular. 
Foto: Rafael Peixoto

No início do anoitecer, a partir do Scuna Bar. 
Foto: Osnildo Vieira Filho 

Numa noite de Lua Cheia. 
Fotos: Rafael Peixoto

A partir do Forte na cabeceira Insular. 
Foto: Rodrigo Soldon

Vista da Avenida Beira Mar Norte. 
Foto: Rodrigo Soldon

Sob o Pôr do Sol a partir do Forte.
Foto: Evany Bastos

Fontes: Flicker e Wikipédia

4 comentários:

Pesca Litoral disse...

Olá Milton!
Com certeza, a ponte é muito linda! Quem ainda não a conhece, precisa conhecer.
Pescar olhando para este monumento, não tem preço.
Abraços.
Tiago
http://pescalitoral.blogspot.com

OceanoAzul.Sonhos disse...

A foto está magnifica.
uma abraço
oa.s

Artes e escritas disse...

Sou do tempo em que se atravessava a ponte de automóvel, uma vista maravilhosa tanto na ida como na volta pela Av. Beira Mar Norte. Uma bela postagem. Um abraço, Yayá.

EuCor Reprime Brasil disse...

beleza espetacular!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...