Amigos seguidores

domingo, julho 03, 2011

Série animais: Pinguim Imperador

O Pinguim Imperador é a maior ave da família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártida. Neste post apresentamos uma série de imagens publicadas pelo Banco de Imagens de José Luiz Ávila Herrera e pelo site húngaro kepguru.hu com textos da Wikipédia. A maioria das fotos são em alta resolução. Clique para ampliá-las.




O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos.

Sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidades de até 250 metros. O pinguim-imperador pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar. Seus predadores naturais incluem a orca, foca-leopardo e tubarões.


O padrão reprodutivo é bastante característico. As fêmeas põem um único ovo em maio/junho, no final do outono, que abandonam imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao inverno antártico.


Para superar temperaturas de -40°C e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que congelaria, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera. Se a cria choca antes do regresso da mãe, o macho do pinguim-imperador alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esôfago.

















Fontes: Banco de Imagenskepguru.hu, Wikipédia. 

3 comentários:

Franco disse...

Estava visitando-te quando postou essa imagem,linda.
Teu blog é fantástico,te seguirei.
Parabéns.
Abraços.

Milton Alves disse...

Querida Franco!
Seja bem vinda e obrigado pelos elogios.
Beijo carinhoso!

Anônimo disse...

Qual a Importancia Das Aglomeraçoes Dos Pinguins ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...