Amigos seguidores

segunda-feira, janeiro 30, 2012

A rua mais bonita do mundo!

Se você acha que a rua considerada a "mais bonita do mundo" está em Nova York, Paris, Berlin, Madri, Roma ou em qualquer outra famosa cidade do mundo, está enganado. Ela se encontra no Brasil, e aqui pertinho, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A rua Gonçalo de Carvalho localizada na região central da capital dos gaúchos foi considerada a rua mais bonita do mundo por uma razão muito simples: as mais de 100 árvores da espécie Tipuana que estão plantadas no local formando uma espécie de túnel, uma grande área verde, uma verdadeira beleza para os olhos.
Toda a história pela definição dessa rua como "a mais bonita do mundo" começou quando surgiu um projeto para construção no local de um edifício garagem e o asfaltamento da rua, que é de paralelepípedo, o que permite a absorção das águas da chuva que alimentam as raízes. 
Os moradores indignados com a ideia de saber que aquelas árvores poderiam ser derrubadas ou prejudicadas pelas obras programadas, entraram numa campanha de mobilização para que o projeto não fosse executado.

 
Através de um blog que foi feito pela associação de moradores, de um abaixo assinado e pedidos de ajuda, não somente mobilizaram o Brasil como também pessoas de fora do país, inclusive ambientalistas. 


Apelidada por um professor português, a "rua mais bonita do mundo" ganhou fama pela internet e pelas redes sociais e agora é parada obrigatória para os turistas que visitam Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Calma e arborizada, a Rua Gonçalo de Carvalho fica na divisa dos bairros Independência e Floresta. Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela.


Neste vídeo um pouco da história da Gonçalves de Carvalho! 



Várias fontes

4 comentários:

Noelia disse...

Es bellisima!!!!saludos!

Nazareth disse...

É realmente linda demais!!!

Pesca Litoral disse...

Muito bonita mesmo!
abraços.
http://pescalitoral.blogspot.com

Karin M. disse...

... a magnificent avenue...
Greeting Karin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...