Amigos seguidores

quinta-feira, julho 05, 2012

A gigante no ventre da Terra

Lhe impressionou essa foto? 
Dá pra imaginar que aquele pontinho distante, lá no topo, em cima de uma ponta de pedra e à frente do clarão que vem do fundo, é a silueta de um homem - tal qual este, em primeiro plano, entre as duas colunas? Pois é, se você ainda não viu essa foto por ai, vai se impressionar ainda mais, seguindo o artigo. Na sequencia ela está em seu tamanho original com mais uma dezena de fotos, tão fantásticas quanto a caverna que ela retratam: a Hang Son Doong, a maior caverna do mundo, encontrada oficialmente no início da década de 90, mas só explorada oficialmente em 2009. Já posso lhes adiantar que todas as fotos são em alta resolução. Basta dar um Ctrl e um clique em cima para abri-las em tamanho original em outra página. Os detalhes são simplesmente fantásticos.

(As fotos são de Carsten Peter, fotógrafo da National Geographic. 
Não esqueça de dar Ctrl e clicar em cima para ampliá-las)

A Hang Son Doong (que significa "A Caverna do Rio da Montanha" em vietnamita) é uma caverna do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh, no Vietnã. Está localizada na divisa com o Laos, e tem um grande rio subterrâneo de forte corrente no seu interior. A Hang Son Doong foi descoberta por um morador local chamado Ho-Khanh, em 1991. A partir dai, por duas décadas, os moradores locais que chegavam a selva onde está incrustada a montanha e a caverna, não a acessavam porque tinham medo do forte assobio que ela emitia. Era o barulho do rio subterrâneo que eles desconheciam existir.

 Somente em 2009 é que tanto o rio quanto a caverna se tornaram oficialmente públicos depois que um grupo de cientistas britânicos da Caverna Research Association, liderados pelos irmãos Deb e Howard Limbert, realizou a primeira exploração oficial da Hang Son Doong. 


A caverna é bastante inacessível e talvez isso explique o porque de tanta demora para a sua descoberta, além é claro do fato dos moradores locais viverem assustados com o barulho que ela faz. As dificuldades são tantas que para se chegar até a primeira câmara é preciso primeiro descer um grande penhasco, só possível através de rapel. 


O interior da caverna é tão alto que nele caberiam um conjunto de arranha-céus de 40 andares, de acordo com os exploradores. 


De acordo com os Limberts, esta caverna é cinco vezes maior do que a Phong Nha, anteriormente considerada a maior caverna no Vietnã. A maior câmara da Hang Doong tem mais de cinco quilômetros de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura. Com estas dimensões, ela ultrapassa a Caverna dos Cervos, da Malásia, para levar o título de maior caverna do mundo.


Em um dos skylights (buracos a partir do topo das montanhas), praticamente uma selva se instalou no entorno.


Você é um aventureiro e quer ir até lá? Os pesquisadores ingleses Howard e Deb Limbert ficaram quatro dias por lá, em 2009, mas foram “barrados” por essa parede de calcita. Como a calcita se cria a partir do teto por milhares de anos, imagina-se que muito da caverna continua inexplorado.


VEJA OUTRAS FOTOS DESTE GIGANTE SUBTERRÂNEO











Fontes: Wikipédia e National Geographic 

8 comentários:

Doris Dolly disse...

Milton..." El gigante...."

¡¡¡ Espectacular fotooooo !!!

¡¡¡te felicito !!!!
un beso desde Argentina

Só em Palavras disse...

Belissima imagem!
Bom dia.
Passa la n blog tem um selo la pra voce.Bjis

Loreta disse...

Olá Milton!

Estupendas imagens. Muito bonito este post. Você, como sempre dando show com essas fotos fantásticas.

Parabéns!

Unknown disse...

This is one of the best in the world!
Wonderful photos!

Suaveseara disse...

Amigo!
Um mundo além da nossa imaginação.
Simplesmente espetacular!
Valeu a idéia de postar isso!

austofonso disse...

Nem tenho tempo para aventuras, mas gostaria de poder conhecer uma loucura dessas.
E as fotos em alta resolução heim.. que coisas lindas.
Muito bom o artigo. valeu irmão!!!!!

Maria disse...

Gentem!!! A natureza é perfeita. O ser humano com suas imperfeições é que acaba fodendo tudo.
Muito lindo o teu post.
Um xeeeero!!!

Marina Linhares disse...

Essa foto principal está fantástica. Cada post que você coloca de enlouquecer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...