Amigos seguidores

quinta-feira, junho 28, 2012

As esculturas de concreto do Mar do Caribe


Você sabia que o Mar do Caribe abriga aproximadamente 450 esculturas sob suas águas? Pois então! Uma multidão de figuras humanas de pedra, cada uma com expressões e roupas únicas, habita sem alarde um pedaço do fundo do mar no litoral do México. A cerca de 8 metros de profundidade, nas águas cristalinas do Caribe, esconde-se o primeiro parque de esculturas subaquáticas do mundo, que tem até um museu a céu aberto – ou melhor, em alto-mar. O Musa (museu subaquático de arte, na sigla em espanhol) conta com um acervo de 450 esculturas submersas ao redor da ilha Mujeres de Cancun, no México, que se apoia na interação do homem com o objeto. Veja mais sobre essa curiosa iniciativa na sequência do post.



As obras são feitas com um material poroso, uma espécie de concreto ecológico de pH neutro, que é perfeito para resistir algumas centenas de anos debaixo d’água, e que facilita o crescimento de corais e o abrigo de várias espécies, como peixes pequenos, crustáceos, ouriços e estrelas do mar. 




As criaturas marítimas, aliás, são peças fundamentais para o trabalho. São elas que colorem, distorcem e transformam as dramáticas figuras submersas, construindo uma ambiciosa, mutante e frágil representação da evolução da vida.








O conjunto é obra do inglês Jason deCaires Taylor. Criado na Malásia, Taylor é um exímio mergulhador, instrutor e premiado fotógrafo subaquático. Nem mesmo um diploma no Instituto de Artes de Londres o fez esquecer da vida marinha. Ele tirou o certificado de escultor da gaveta e o levou para o fundo do mar, onde cuida - junto da fauna que vive ali - deste dinâmico museu.


Peças maiores, como a escultura deste fusca abaixo, por exemplo, são descidas com a ajuda de balões para evitar avarias nas obras. 







Fonte: Casa Vogue

2 comentários:

Marina Linhares disse...

Fiquei sem fôlego, UAU!
Que coisa maravilhosa! Que idéia genial e que fotógrafo!
Outro post para os meus favoritos.
Bjs e Bons Dias!

Patricia Galis disse...

Sensacional!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...